User-agent: Googlebot-Image Disallow: / MM's New Journey: Grego? Não, matemática... tudo a mesma coisa

sábado, 18 de julho de 2009

Grego? Não, matemática... tudo a mesma coisa

Nem quando eu estava no colégio eu sabia matemática. Depois do vestibular, jurei esquecer o pouquinho que aprendi. Ano passado fiz umas aulas de matemática para o teste GRE. A professora Liliane me ajudou bastante a entender alguma lógica em tantos números. Mas as aulas duraram dois meses no máximo. Claro que agora, com a minha memória de velha e sem nenhum material de consulta, esqueci tudo.

Enfim, a cadeira de Sports Economics and Finance é legal mas uma trabalheira sem tamanho.... agora, além dos trabalhos que tenho para fazer, tenho um "problema" para resolver. Cada grupo recebe cinco questões. Meus companheiros de grupo estão com as deles e eu fiquei com essa coisa estranha aí abaixo. Se alguém souber como resolver, aceito qualquer ajuda!

A curva da demanda para um time de baseball é P= -(Q/80) + 15 para jogos rotineiros.

a) Desenhe a curva da demanda em um gráfico com P e Q (lembre nas aulas de matemática quando se fazia um gráfico y= mx + b e "m" é o slope e "b" o y intercepto. Estamos apenas usando diferentes letras aqui).

b) Quais são os interceptos, ou, onde intercepta os eixos de P e Q?

c) Qual é o preço e a quantidade que maximiza a renda? Qual é a renda naquele preço? Um método é experimentar diferentes preços.

Agora, para dias de jogos especiais, a demanda é P= -(Q/120) + 30

d) Desenhe a curva da demanda em um gráfico com P e Q

e) Quais são os interceptos, ou, onde intercepta os eixos de P e Q?

f) Qual é a renda se o preço velho de um jogo típico (questão 5c) for usado? Qual é a quantidade?

g) Qual é o preço novo e a nova quantidade que maximiza a renda? Qual a nova renda? Que percentual pode ser ganhado usando o novo preço ao invés do preço velho para o jogo especial? Você consegue ver graficamente por que o preço velho não é bom?

2 comentários:

Bianca Rosa disse...

Ai Marcela, que saudade do teu jeito "garota enxaqueca", hahahahha!!!! Bah, mas essas coisas em matemática ninguém merece, eu fiquei boiando em tudo o que tu escreveu. Mas quanto ao twitter, eu tive que fazer uma conta para explicar pro nando como era, e daí criei uma conta, mas também não vejo muito sentido. Mas o engraçado é que parece que tu te insere no mundo dos que tem twitter, é legal ter só para não se sentir excluído da sociedade. Espero que alguém te ajude com o problema matemático...beijos!!!

Déia disse...

Socoorrroooooo!
Isso aí nem é grego, é sânscrito!

Click for São Francisco, California Forecast